
CARLOS HENRIQUE ABBUD
FLÁVIA GONÇALVES
Lançamento do romance A VIDA É UMA TARDE DE CHUVA
Depois de "Alice Black", os autores friburguenses Carlos Henrique Abbud e Flávia Gonçalves lançam, pela Editora PenDragon, durante a Bienal Rio 2017, seu segundo romance em parceria: "A Vida é uma Tarde de Chuva".
SINOPSE
Saiba que há um monstro escondido em Desídia. E ele se alimenta de vida interior.
Glenn está sozinha no mundo. Vive na estrada, entre pontos de partida e destinos igualmente irrelevantes. Imersa em seu nada, pega carona com um estranho escultor. Os dois sofrem um acidente, causado por um homem prestes a tirar a própria vida.
Ferida, ela é carregada para Desídia, um vilarejo misterioso e esquecido pelo tempo. Quando descobre que, ali, os sonhos, os laços e o amor cobram um preço alto demais, como sempre faz, decide fugir das pessoas, dos problemas, de tudo.
Mas sua vida pode mudar para sempre em uma tarde de chuva.

SOBRE A OBRA
O enredo de "A Vida é uma Tarde de Chuva" é sobre aprender a encontrar felicidade em um mundo repleto de dificuldades e limitadas escolhas. É sobre tirar proveito de experiências simples, que podem significar muito.
“Nada sobrevive ao abandono”. Esse é o mote da história, que se passa inteiramente em Desídia, um vilarejo peculiar cujo passado glorioso deu lugar a um presente decadente, graças à inércia de seus habitantes. Ao mesmo tempo, mergulhamos fundo no universo interior dos personagens, suas visões de mundo e memórias da infância, o quanto as coisas vividas podem refletir no jeito como as pessoas são e encaram o mundo.
A presença de elementos fantásticos serve como metáfora para extrapolar situações e indivíduos facilmente identificáveis nas vidas de todos nós.
Como inovação, o livro introduz o conceito de artomancia – um sofisticado tipo de arte que funciona como uma sutil magia – e também apresenta os infestos, criaturas que, infiltradas entre os homens, alimentam-se exclusivamente de sonhos, expressões criativas e emoções.
Aos poucos, a protagonista aprende a olhar para fora, para os outros, e isso culmina com a descoberta do amor e de um propósito para a própria existência.
"Embora possamos encontrar muitos livros que nos levem a lugares inimagináveis e tramas que nos façam viver histórias jamais sonhadas, este, em especial, se destaca entre tantos outros. (...) Aliás, visitar Desídia (esse vilarejo remoto e cheio de mistérios onde a história do livro acontece) é peregrinar nos campos mais profundos que escondemos de nós mesmos. Felizmente, Valiante, o personagem que acompanha Glenn nesta jornada, também nos estende a mão para que tenhamos a coragem de conhecer os segredos que a obra traduz sobre a humanidade, sobre a constante guerra entre o bem e o mal, entre o que queremos para nós e o que permitimos que façam conosco."
Monara Eler Mendes
Professora, pedagoga, psicóloga e psicopedagoga clínica e institucional
"A vida é uma tarde de chuva, às vezes tão intensa que nos impede de ir a qualquer lugar. Sob a tormenta, recolhidos em nossa própria casca, ver além da paisagem cinzenta é um desafio. Glenn, a protagonista desta história, já não acredita que a vida pode surpreender. Seu passado a faz predizer, com pessimismo, o que lhe aguarda. A chuva em seus pensamentos não cessa. Mas Glenn ainda não viu a beleza, os mistérios e as descobertas que sempre se apresentam a quem corajosamente enfrenta as tempestades. A vida é uma tarde de chuva e a felicidade depende das escolhas que nela fazemos. Essa é a mensagem e o convite dos autores para você."
Francine Porfirio
Psicóloga, revisora textual e escritora

SOBRE OS AUTORES
Carlos e Flávia são casados, graduados em Música, pós-graduados em Artes Visuais e professores de Arte.
Carlos é professor universitário, designer e artista plástico. Publicou o conto “A Mulher de Vidro” na antologia “Tratado Secreto de Magia – Volume II”, da Editora Andross, lançada em 2011. Flávia é flautista desde a adolescência. Ambos são autores de "Alice Black - Princesinha do Inferno", romance lançado pela Editora Autografia durante a Bienal do Rio 2015, do conto "O Livro do Amor", na coletânea "Oito Faces da
Diversidade", lançada em 2016, e dos contos "O Sinal" e "Entre Histórias" na coletânea "Nova Friburgo - Contos, Crônicas e Declarações de Amor", lançada no Festival de Inverno SESC Rio em 2017. Produtores da I Feira Cultural de Nova Friburgo e da Feira Literária da III Mostra UFF&Arte, realizadas em 2016.
PARA COMPRAR: http://www.lojapendragon.com.br/young-adult/livro-a-vida-e-uma-tarde-de-chuva
PARA MAIS INFORMAÇÕES: https://www.facebook.com/planos.efugas.9
FANPAGE DO LIVRO: https://www.facebook.com/AVidaeumaTardedeChuva